22/08/2023
Guarapuava Política

Políticos relembram o legado deixado pelo ex-deputado Bernardo Carli

O deputado Bernardo Ribas Carli, morreu há três anos, em 22 de julho de 2018, vítima de acidente aéreo quando ia a União da Vitória

bernardo-carli-1-e1532455816879-1024x572

Deputado Bernardo Ribas Carli (Foto: Arquivo/RSN)

Há três anos Guarapuava perdia o deputado Bernardo Ribas Carli. Vítima de acidente aéreo quando se dirigia à União da Vitória, em 22 de julho de 2018, Bernardo surpreendeu. Não apenas pela morte prematura ou pela trajetória política meteórica. Mas pelo poder de articulação.

Afinal, pela primeira vez na história política de Guarapuava, três lideranças antagônicas, se uniram. Passadas as eleições, Bernardo ‘costurou’ e no arremate final a beneficiada foi Guarapuava.

Com Cristina Silvestri  (Foto: Divulgação)

De acordo com a deputada Cristina Silvestri (CDN), a morte de Bernardo deixou um vácuo no cenário político. “Ele era um deputado atuante e que nos deixou tão jovem. Mas a convivência harmoniosa que tivemos na Assembleia Legislativa resultou em grandes conquistas para Guarapuava”.

Conforme a parlamentar, entre essas, encontram-se a implantação do curso de medicina na Unicentro, o Hospital Regional, as duplicações de parte da PR-466 e da BR-277.

Com Artagão Junior (Foto: Arquivo/RSN)

 

Para o também deputado Artagão Junior (PSB), Bernardo Carli se tornou um “grande parceiro e amigo”. Ele lembra que juntos viabilizaram obras, recursos e diversas políticas públicas que continuam atendendo a população.

“Construímos uma amizade sincera. E alguns reflexos daquelas parcerias continuam até hoje. O Bernardo deixou um legado que continua sendo escrito até hoje beneficiando a população”.

HOMENAGENS

Busto (Foto: Ascom/Câmara de Vereadores)

A imortalização do nome de Bernardo se faz presente em prédios e espaços públicos. Dessa forma, numa das entradas da Câmara Municipal de Vereadores um busto homenageia o ex-deputado. Conforme o projeto de lei de autoria dos 21 vereadores, um dos acessos ao Legislativo como ‘Deputado Estadual Bernardo Guimarães Ribas’, inaugurado em 7 de dezembro de 2018.

Conforme o presidente do Legislativo Municipal, João Napoleão, é motivo de orgulho ter esse espaço com o nome do guarapuavano. “É sem dúvidas uma forma de reconhecer a trajetória, a luta e o comprometimento para como nossa cidade”. Mas diz também, que teve o privilégio de conviver com o Bernardo.

“E posso afirmar, era um menino com alma boa. Tenho certeza absoluta que ele está no reino da glória”. De acordo com João, a passagem de Bernardo foi rápida, de apenas 32 anos. “Mas a atuação dele é inquestionavelmente relevante. Lutou pelo Hospital Regional, pelo Hospital do Câncer junto conosco, e tantas outras ações que fizeram dele um parlamentar de grande importância para Guarapuava e Região”.

Ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (Arquivo/RSN)

HOSPITAL REGIONAL

Já o Hospital Regional que inicialmente seria ‘Governador José Richa’, trocou de nome. No dia da morte do então deputado o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho conversou com o então governador Beto Richa. Este aceitou a sugestão do ex-prefeito e abriu mão da homenagem que seria feita ao pai.

Assim, o Hospital Regional de Guarapuava passou a se chamar ‘Deputado Bernardo Ribas Carli’.

Com Santin Roveda(Foto: Divulgação)

Além de Guarapuava, outros municípios também reconhecem a importância do ex-deputado. Assim, em União da Vitória por exemplo, os parques infantis implantados na gestão do ex-prefeito Santin Roveda passaram a se chamar ‘Vila Bernardo Carli’.

“O Bernardo acabou se tornando nosso representante por ‘osmose’. Ele se tornou uma pessoa da nossa cidade. Foi natural”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.