22/08/2023


Cotidiano Paraná

População pode comunicar a Sanepar sobre vazamentos pelo WhatsApp

A população pode enviar as imagens pelo WhatsApp no número (41) 9 9544-0115 e interagir com a atendente virtual “Sane”

Vazamentos da Sanepar (Foto: Sanepar)

A partir de agora, qualquer pessoa que visualizar algo suspeito na rua, que pareça um vazamento nas redes da empresa, pode fotografar ou gravar um vídeo para auxiliar a resolver o problema. A população pode enviar as imagens pelo WhatsApp no número (41) 9 9544-0115. O cidadão vai interagir com a atendente virtual “Sane”, por mensagem de texto. Ele deve digitar 2, opção para ‘Informar Vazamento ou alteração na Qualidade da Água’. Depois, deve digitar 3, opção “Informar vazamento por foto ou vídeo”. O vazamento pode ser de água ou esgoto dentro ou fora do imóvel.

A pessoa que fizer o registro de um vazamento na rua não precisa se identificar. Além disso, não é necessário fazer cadastro, digitar matrícula ou qualquer dado que o identifique como cliente. Após compartilhar a foto ou o vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local: cidade e endereço. Estes dados ajudam a Sanepar a encontrar o local com maior precisão. Uma equipe especializada vai analisar a imagem e solicitará o serviço mais adequado, dando maior celeridade ao atendimento.

Neste canal, também é possível obter informações de forma automática como falta de água e dos débitos do imóvel, além de solicitar serviços diversos como de uma nova ligação ou a religação. Por meio do atendimento telefônico do 0800 200 0115, o cliente também pode informar vazamentos. No entanto, com o envio de imagens pelo WhatsApp será mais ágil a localização e manutenção operacional.

NÃO É VAZAMENTO

Algumas pessoas ainda se assustam ao se deparar com um hidrante jorrando na rua. A situação é, na verdade, uma manobra operacional para lavar a rede de distribuição de água e eliminar bolsões de ar. Isto acontece normalmente após paradas programadas ou emergenciais para consertos no sistema de abastecimento. A liberação dessa água é calculada e monitorada por uma equipe operacional que permanece em campo até que o abastecimento seja totalmente normalizado. Mas, na dúvida, informe a Sanepar para que seja feita a verificação.

ESGOTO

Não é difícil identificar um vazamento quando é de esgoto doméstico, especialmente pela coloração acinzentada e o cheiro característico. Água suja escorrendo na sarjeta indica possível vazamento ou ligação clandestina de esgoto. Na calçada ou no meio da rua significa que a rede coletora entupiu.

Apesar de todo esforço, quando há o entupimento, o PV pode transbordar e ficar assim por algumas horas, porque não causa grande anomalia no sistema de coleta de esgoto. Neste momento, sem a ajuda de quem está passando por um determinado local, não é fácil localizar o ponto exato para fazer a desobstrução.

Diferentemente de um vazamento de água, que implica no desabastecimento da vizinhança, por isso quando vaza o esgoto a Sanepar conta com a colaboração da comunidade para ajudar a localizar e resolver o problema.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo