*Reportagem com vídeo
O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de outubro. Na data, os pequenos celebram a infância e esse momento de diversão e alegria. A espera quando o mês de festividade chega é grande. A data recebeu oficialização após sugestões de deputados brasileiros. Mas o que chama a atenção é que neste mesmo dia, Cristóvão Colombo descobriu as Américas, chamando-as de continentes das crianças.
E Guarapuava se preocupa com o futuro dos pequenos. Essa preocupação se demonstra por meio dos programas que a Prefeitura disponibiliza para atendimento. Sendo assim, o Portal RSN em parceria com a administração municipal lança a série documental “Para Sempre Criança” em comemoração ao dia que festeja a vida delas.
Traçando um caminho de cuidado, proteção, oportunidade e sonhos, a Prefeitura dá os primeiros passos com o programa “Mamãe Guará”, garantindo a assistência a gestantes e bebês. Após, outros cinco vídeos vão ser lançados abordando os CMEIS, escolas e inclusão, Bem-vindo Amiguinho, Família Acolhedora. E por fim, as oficinas de cultura, esporte e o lazer para garantir o bem-estar da criançada.
PRIMEIRO EPISÓDIO
Desse modo, o primeiro episódio da série apresenta para a população todos os benefícios do programa que garante às mulheres grávidas, o acesso para o pré-natal. Após confirmar a gestação, a Secretaria Municipal de Saúde fornece um cartão com os vales para transporte. Assim, assegurando que as futuras mães consigam se deslocar até a unidade de referência para as consultas necessárias. Além disso, há uma gama de profissionais qualificados que acompanham as mulheres, de acordo com o risco gestacional.
Conforme a guarapuavana Aline Vogt, que recebeu atendimento do programa, ela tem orgulho em contar a importância para o nascimento das duas filhas. Dessa maneira, explicou que recebeu acompanhamento de nutricionistas, enfermeiras, entre outros profissionais qualificados. Confirmando que assim como as mães, a prefeitura de Guarapuava defende a saúde dos bebês.
O acompanhamento ocorre constantemente. Após a consulta, ocorrem os exames e as mães recebem encaminhamento para a Clínica da Mulher, onde têm atendimento especializado até depois do nascimento da criança. Acompanhe o primeiro episódio:
Leia outras notícias no Portal RSN.