22/08/2023
Esportes Paraná

PR terá a maior delegação da história nas Paralimpíadas de Tóquio

Alex Pereira Witkovski está convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro a integrar a equipe de voleibol sentado

139840ec-45a8-469d-9b74-5a2ac6e3536c

O atleta entra para o Comitê Brasileiro e se soma a outros 35 atletas paranaenses (Foto: Reprodução/Comitê Paralímpico Brasileiro)

O Paraná terá a maior delegação da história do Paraná nos Jogos de Tóquio 2020. Nesta quinta (29), houve mais um atleta anunciado. Desta vez, Alex Pereira Witkovski foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Ele chega para integrar a equipe de voleibol sentado, nos Jogos Paralímpicos entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. Assim, com o nome integrado à lista, o Paraná conta agora com 36 representantes entre técnicos e atletas olímpicos e paralímpicos.

De acordo com as informações, Alex é calouro no programa Geração Olímpica, do Governo do Estado, e foi contemplado na Categoria Nacional em 2021. A carreira esportiva do atleta é bastante linear. Desse modo, conquistou o bronze nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) em 2017. E ainda prata em 2018. Já em 2019, sagrou-se campeão brasileiro da série prata.

Esta é a primeira vez que participa de uma competição internacional, e as expectativas para os jogos não poderiam ser maiores.

Estou muito ansioso, afinal será minha primeira competição internacional com a seleção e logo de cara uma Paralimpíada, que honra. Que eu possa fazer uma boa competição e que ajude meus companheiros a conquistar a nossa tão sonhada medalha paralímpica.

Jogos começam em agosto (Imagem: AENPr)

Além disso, a expectativa de medalha tem fundamentação. O time masculino é o segundo colocado no ranking da World Paravolley, a Federação Internacional de Vôlei Sentado. Ademais, está atrás apenas do Irã, campeão paralímpico na Rio 2016.

Assim, tendo em vista o bronze conquistado pela seleção feminina na última paralimpíada, a esperança é de marcar presença em ambos os pódios em Tóquio.

APOIO

Por fim, o programa do Governo do Estado desenvolvido pela Superintendência Estadual do Esporte, o Geração Olímpica é a maior iniciativa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta do País.

Em 2021 está completando 10 anos. Nesse período, mais de 10 mil atletas e técnicos do Paraná receberam bolsas em forma de apoio financeiro. Assim, o investimento desde o início é da Copel.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.