A praça que homenageia Firmo Mendes de Queiroz, fundador de Prudentópolis, será revitalizada. Conhecida como ‘Praça da Matriz’, o marco zero da cidade começou a ser restaurado nesta quarta (29) com a assinatura do contrato e da ordem de serviço para o começo das obras. O documento tem a assinatura do prefeito Adelmo Klosowski e do deputado Ademar Traiano. O vice-prefeito Osnei Stadler e técnicos participaram do ato.
Dotada de artefatos históricos, a revitalização do espaço público terá investimento de R$ 874.258,60, oriundo de emenda do deputado Ademar Traiano (PSDB). Porém, o município dará contrapartida de R$ 177.418,25. A obra deverá estar concluída em cinco meses. De acordo com a prefeitura, a praça abriga a Igreja Matriz de São João Batista, onde em 1884 Firmo de Queiroz construiu a primeira capela consagrada a São João Batista. Portanto, trata-se da primeira igreja construída no município.
Conforme o projeto feito pela Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, a reforma vai aumentar a acessibilidade da praça. Além de implantar a modernidade de uma forma que ainda contemple a história. Assim como a gruta e o espaço de jogos, os dois pontos comerciais existentes no local serão mantidos. Porém, terão alterações para melhor adaptar a qualidade estrutural.
SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES
O cuidado com o meio ambiente também mereceu um olhar especial da administração, segundo o prefeito Adelmo Klosowski (PSDB). Conforme a portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), de 15 de abril de 2015, algumas árvores serão substituídas. Segundo a prefeitura, algumas espécies são exóticas invasoras, as quais podem causar ameaça ao ecossistema, população e ambiente. Gradativamente, as árvores com porte maior serão retiradas.
Traiano entendeu a importância da obra solicitada pelo prefeito Adelmo Klosowski. “Assim me empenhei para viabilizá-la. A Praça Firmo Mendes Queiroz é um dos polos religiosos e culturais da cidade, que tem forte vocação turística. Ela se encontra numa situação que precisa de reparos e melhorias urgentes”.
Para o prefeito Adelmo, esta nova conquista soma os grandes esforços feitos junto ao Governo do Estado. “Prudentópolis vem se destacando a cada dia pelo seu potencial turístico. E com toda certeza esta obra irá contribuir ainda mais para o fortalecimento do turismo religioso em nosso município”.
Já o vice-prefeito Osnei Stadler lembra que o recurso é a fundo perdido.
Leia outras notícias no Portal RSN.