22/08/2023
Brasil Comunidade Cotidiano

Prazo para os jovens se alistarem para o Serviço Militar termina hoje (30)

O alistamento para o Serviço Militar pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar do município, ou de forma on-line

Militares do 26º GAC (Foto: RSN)

O alistamento para o Serviço Militar pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar do município, ou de forma on-line (Foto: 26º GAC)

O prazo para os jovens que completam 18 anos em 2023 se alistarem para o Serviço Militar, termina nesta sexta (30). O alistamento pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar do município, ou de forma on-line pelo site.

De acordo com a legislação, para fazer o cadastro é preciso apenas do CPF, RG e o comprovante de residência atualizado. Previsto na Lei nº 4.375, de 1.964, o alistamento é obrigatório e caso o jovem não compareça no processo de seleção, algumas complicações podem ocorrer.

Conforme as informações, quem perder o prazo deve procurar a Junta de Serviço Militar e pagar uma multa de atraso. Em seguida, se ainda estiver no prazo de convocação, o candidato deverá ir para uma comissão de seleção.

Por fim, são isentos do Serviço Militar aqueles que tiverem deficiência (PCD) incapaz ou incapacidade temporária, os que forem casados, pais ou responsáveis pelo sustento da família. Além disso, aqueles que forem integrantes de denominações religiosas.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.