Estudantes que desejam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 gratuitamente têm até esta sexta, dia 25 de abril, para solicitar a isenção da taxa de inscrição, que neste ano custa R$ 85. Os estudantes devem fazer o pedido pela Página do Participante, com login único do gov.br.
Podem solicitar a isenção os alunos do 3º ano do ensino médio em escola pública, e também aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Desse modo, estão incluídos ainda os inscritos no CadÚnico e os beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.
Participantes que faltaram ao Enem 2024 e desejam concorrer novamente à gratuidade precisam justificar a ausência para garantir o benefício. Conforme o cronograma, o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com prazo para recursos entre 12 e 16 do mesmo mês. A resposta final sai no dia 22 de maio.
Embora o prazo para isenção esteja perto do fim, o Inep ainda não divulgou o período de inscrição do Enem. Além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil — por meio do Sisu, Prouni e Fies —, o Enem também é aceito em universidades de Portugal conveniadas com o Inep.
CRONOGRAMA DA ISENÇÃO
- Solicitação de isenção/Justificativa de ausência: até 25 de abril
- Resultado da solicitação: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Leia outras notícias no Portal RSN.