Da Redação, com assessoria
O Sindicato Rural de Guarapuava alerta os produtores sobre o prazo para declarar o Imposto Territorial Rural (ITR) 2015, que termina no dia 30 de setembro.
"É importante os produtores não deixarem para a última hora a declaração do imposto", observa o técnico do Departamento Sindical da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Altevir Getúlio de Góes. Além do prazo, ele ressaltou que os dados informados têm de ser exatos. Ao declarar áreas de interesse ambiental, o proprietário deve considerar que é necessário apresentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA) da área. “O ADA ainda é obrigatório”.
O Valor da Terra Nua (VTN) é outro ponto que, de acordo com ele, merece atenção. Os valores informados devem ser corretos, de acordo com o que foi definido para cada lugar do Estado. Também nesse caso, o técnico frisou ser preciso diferenciar o que é terra utilizada para a produção e o que são áreas de natureza.
No Sindicato Rural de Guarapuava, as taxas de declaração de ITR são de R$ 50,00 para isentos (até 30 hectares) e associados; e de R$ 80,00 para proprietários rurais não associados.
SERVIÇO – O Sindicato fica na Rua Afonso Botelho nº 58, Bairro Trianon. Fone: 3623 11 15. Pela internet, é possível também declarar o imposto, no site da Receita Federal.