Por Cristina Esteche
+ Nosso desafio é restabelecer a rotina de Guarapuava´, afirma Cesar Filho
+ Prefeito anuncia corte de 40% no próprio subsidio e 10% nos comissionados e secretários
O PRD (Plano de Recuperação de Danos) em Guarapuava contempla, entre outros setores, a agropecuária. Anunciado pelo prefeito Cesar Filho na quarta (18) para recuperar a infraestrutura destruída pelas chuvas intensas que caíram no município na primeira semana de junho, o PRD prioriza também a revitalização das estradas e a construção de pontes, boeiros e galerias pluviais. “A principal ação será o restabelecimento dos acessos”, afirmou o prefeito.
Os maiores prejuízos para a agropecuária, porém, são a erosão e a lixiviação do solo. Ciente disso, Cesar Filho anunciou a liberação de recursos para que os agricultores possam comprar calcário e fósforo.
Para viabilizar a sobras emergenciais o prefeito assinou dois decretos prevendo medidas para reduzir custos. As medidas administrativas passam pelo corte de 40% no subsidio do prefeito, de 10% sobre o Tide (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva) dos secretários, vice prefeita e comissionados que ganham acima de R$ 3 mil por mês, durante seis meses. A redução no subsidio do prefeito é até o final deste mandato.