22/08/2023



Cotidiano Educação Paraná

Pré-matrículas do ensino profissional estão abertas em Colégios Estaduais

Os alunos do 9º ano podem fazer as pré-matrículas nos colégios estaduais até 26 de novembro. O processo não vale como confirmação da vaga

seed

Os alunos devem iniciar o novo ensino médio no ano que vem no Paraná (Foto: SEED)

A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) abriu nesta segunda (8), o período de pré-matrículas da Educação Profissional e Técnica para 2022. Desse modo, os estudantes do 9º ano que iniciam o ensino médio em 2022 devem ir até os colégios estaduais que ofertam as vagas. O prazo é até 26 de novembro.

Nesse sentido, o processo de pré-matrícula é necessário para que a Secretaria, os Núcleos Regionais de Educação e os colégios possam planejar as turmas. Isto porque, a matrícula para a confirmação efetiva das vagas ocorrerá a partir do fim do mês.

Conforme o site da Seed, estão listados nove colégios em Guarapuava. Entre eles, o Colégio Estadual Professora Ana Vanda Bassara, Antônio Tupy Pinheiro e Educação Profissional Arlindo Ribeiro. Inclusive os colégios estaduais Padre Chagas, Cristo Rei, Professor Francisco Carneiro Martins e Visconde de Guarapuava. Além do Professora Leni Marlene Jacob e Escola Estadual do Campo na Palmeirinha.

Com isto, os estudantes podem conferir a oferta de cursos técnicos em cada instituição por meio do novo site da Educação Profissional. Para quem já concluiu o ensino médio, o período de pré-matrícula também está aberto para os cursos subsequentes e especialização técnica.

NOVO ENSINO MÉDIO

Por fim, a partir do ano que vem, a modalidade de cursos profissionais técnicos terá a duração de três anos, e não mais os quatro atuais. Por isso, a carga horária permanece a mesma. Mas a redução de um ano será possível devido ao aumento da carga horária do próprio Novo Ensino Médio, que passa de 800 para mil horas por ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo