22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Prefeito de Laranjeiras do Sul pede ajuda na luta contra o Aedes aegypti

Prefeito Berto Silva pediu que moradores colaborem. "Gente, acreditem! Dengue é coisa séria e levar na brincadeira pode custar a vida"

Berto Silva, prefeito de Laranjeiras do Sul (Imagem: Facebook/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

Prefeito pede ajuda na luta contra o Aedes aegypti (Imagem: Facebook/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

*Reportagem com vídeo 

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul divulgou um comunicado do prefeito Berto Silva nesta quarta (3) pedindo o apoio dos moradores na luta contra o Aedes aegypti. Assim sendo, o prefeito pede que a população fique atenta às medidas que impedem a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No comunicado, o chefe do Poder Executivo do município afirma que muitas pessoas podem achar o tema pouco impactante, já que há muitos anos se ouve falar dele. Contudo, ele enfatiza que a cidade nunca tinha se deparado com uma situação tão assustadora como agora.

Até o começo dessa semana 110 casos foram notificados pela Semusa [Secretaria Municipal de Saúde]. É muita coisa para o nosso tamanho populacional. Já que estamos falando de doenças que podem levar o paciente à morte.

Conforme Berto Silva, no próximo sábado (6), o munícipio vai mobilizar funcionários para combater focos e criadouros do mosquito. Assim, a ação ocorre no bairro Água Verde e proximidades, onde se concentra cerca de 70% dos casos de dengue da cidade. Caminhões passarão para recolher materiais de descarte.

Contudo, o prefeito afirma que a força-tarefa só terá efeito com a ajuda dos moradores, que devem descartar entulhos e utensílios que possam acumular água. “Gente, acreditem! Dengue é coisa séria e levar na brincadeira pode custar a vida. Falo com a propriedade de um filho que internou a mãe com mais de 80 anos com dengue hemorrágica”.

Confira o pedido do prefeito no vídeo:

https://www.facebook.com/prefeituradelaranjeirasdosul/videos/638627404292755/

BOLETIM SEMANAL

O informe epidemiológico desta semana, além dos casos em Laranjeiras do Sul, também apontou casos positivos em outros municípios da 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava. Rio Bonito do Iguaçu, cidade vizinha de Laranjeiras do Sul, confirmou mais seis casos na última semana, chegando a nove no período. Além disso, em Guarapuava houve mais uma pessoa positivada, totalizando três.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça (2) mais 6.889 novos casos e seis mortes por dengue em relação ao informe da semana anterior. Dessa forma, o Estado registra ao todo 35.433 casos confirmados e 21 mortes desde agosto de 2022.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.