22/08/2023



Guarapuava Saúde

Prefeito sanciona lei de novo piso salarial para profissionais da Saúde

A Lei Complementar nº 163 adequa o pagamento do piso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)

prefeito-sanciona-lei

Prefeito sanciona lei de novo piso salarial para profissionais da Saúde (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, sancionou nessa sexta (5), a Lei Complementar nº 163. Ela dispõe sobre a adequação do pagamento do piso para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE).

O Poder Executivo encaminhou o Projeto em regime de urgência para a Câmara Municipal de Guarapuava, que votou na última quarta (3). O novo piso nacional, em vigência de acordo com a Emenda Constitucional nº 120/2022, estabelece os vencimentos para os dois cargos em R$ 2.424.

Conforme o prefeito, o município mantém também o pagamento do incentivo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com plano de cargos e salários. Isso possibilita a evolução de carreira e o pagamento de adicional de insalubridade.

O pagamento dos valores retroativos serão depositados já na próxima semana, considerando que está se fazendo justiça a essas duas categorias que têm um trabalho muito importante em nossa cidade e em todo o país, na atuação dos serviços de saúde, ajudando no combate e prevenção às doenças.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a nova Lei vai beneficiar 264 servidores públicos municipais, sendo 231 agentes comunitários de saúde e 33 agentes de combate às endemias. Por fim, o pagamento deste novo piso salarial terá retroativos desde 5 de maio de 2022.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo