22/08/2023


Cotidiano Região Saúde

Prefeitos validam estudos para implantação do Samu Regional

Formação de Comissão Técnica ocorre na próxima semana

SAMU

A reunião entre lideranças estaduais e regionais da área de Saúde, que ocorreu em Guarapuava firmou a necessidade e concordância dos prefeitos da região em dar continuidade aos estudos e projeto de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, nos municípios abrangidos pela 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.

Reunião de ontem (12) iniciou discussões sobre implantação do Samu Regional (Foto: Ascom)

De acordo com o diretor da 5ª Regional de Guarapuava, Márcio Brunsfeld de Oliveira, os prefeitos que participaram da reunião nessa terça feira (12) afirmaram a necessidade de implantação que irá padronizar e integrar os serviços do convênio. Na proposta apresentada está previsto que em quatro municípios micro sedes atendidos pela Regional de Saúde (Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis e Pitanga), haja a instalação de salas de estabilização para agilizar o processo de transferência e atendimento dos pacientes. Além disso, ambulâncias referenciada devem estar disponíveis aos municípios, sendo cinco veículos de Unidade de Suporte Avançado (USA) e 12 de Unidade de Suporte Básico (USB).

“Em nosso encontro de ontem os prefeitos autorizaram as discussões para Implantação do Samu Regional por meio de um grupo técnico que fará o estudo de viabilidade e apresentará à eles nas próximas semanas. Aguardamos, então, a confirmação”.

Segundo Márcio, a comissão técnica será definida na próxima semana, pelo Conselho da Secretaria de Saúde, ao qual caberá a elaboração do mapeamento da rede de urgência e emergência dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, adequada aos serviços do Samu. Devem integrar esse grupo técnico os prefeitos das micro sedes, secretários de saúde e integrantes do Comitê Gestor do Samu de Guarapuava, além de outros representantes políticos da região.

Com a Comissão formada, reuniões semanais devem ser organizadas, com a inserção de hospitais da região nos encontros.

Entre as principais melhorias da implantação do Samu regional estão a melhoria de qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes e a redução nos gastos municipais com o transporte. Além disso, O Samu Regional é também um pré-requisito do Ministério da Saúde para recebimento de uma base do transporte aeromédico na região.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo