22/08/2023



Cotidiano

Prefeitura adere à greve contra redução do FPM

imagem-7353

Guarapuava – A Prefeitura Municipal adere à greve dos municípios contra a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e permanece fechada durante todo o dia, no entanto todos os serviços públicos da cidade foram mantidos. Dezesseis prefeitos da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) decidiram unir-se aos 26 da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) na manifestação.
As reivindicações acontecem devido ao corte dos valores repassados pelo governo federal aos municípios através do Fundo de Participação dos Municípios FPM. O fundo representa 60% da arrecadação total dos municípios do interior do estado e por isso o corte pode gerar problemas graves principalmente nas áreas de saúde, educação e transporte escolar.
Durante o mês de março deste ano algumas prefeituras do estado já haviam se mobilizado em greve contra os cortes feitos nos três primeiros meses do ano, no entanto não houve o cumprimento das reivindicações dos municípios, entre elas: compensação do governo federal para as prefeituras pelas perdas com o FPM, adoção de mecanismos na reforma tributária que ampliem as receitas das prefeituras, ampliação dos recursos para o Programa Saúde da Família (PSF) e manutenção do critério adotado em 2008 para o repasse do FPM.
Estava marcada para hoje, no auditório da prefeitura, uma sessão onde seriam discutidos questões referentes à licitação das vans que fazem o transporte escolar, no entanto, devido à greve, a sessão foi transferida para amanhã (30).

Por Júlio Stanczyk

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo