A Prefeitura de Irati convoca todos os protetores de animais independentes para fazerem o cadastro na rede de apoio da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela Defesa Animal. O cadastro está ocorrendo desde fevereiro e tem o objetivo identificar as pessoas que, por conta própria e com dedicação, cuidam de animais que precisam de abrigo, comida e cuidados.
O cadastro deve ser feito presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua Alfredo Bufren, nº 95. Para participar, os protetores devem levar um documento pessoal e fornecer informações pertinentes para o cadastro. Além disso, a equipe da Secretaria visitará os locais de acolhimento para conhecer os espaços onde os protetores cuidam dos animais.
DEFESA ANIMAL
O balanço das ações de Defesa Animal, em comparação entre os meses de janeiro e fevereiro, revela um aumento significativo nas demandas e atividades da Defesa Animal. Em janeiro, a Secretaria registrou 19 atendimentos clínicos e 19 denúncias de maus-tratos. Além de três doações de animais. Já em fevereiro, o número de atendimentos clínicos subiu para 36. Dessa forma, indicando um aumento na procura pelos serviços veterinários e cuidados aos animais em situação de risco.
As denúncias também aumentaram, passando de 19 para 40. Isso reflete uma maior conscientização da população e maior engajamento com as questões de bem-estar animal. As doações de animais, no entanto, caíram para um em fevereiro. A mudança de um mês para o outro, portanto, aponta tanto para o crescimento da rede de apoio quanto para um aumento na conscientização, no acolhimento e cuidado dos animais.
*Por Kayla Lima, sob supervisão.
Leia outras notícias no Portal RSN.