A Prefeitura de Laranjeiras do Sul iniciou a terraplanagem do terreno para a construção da Estação de Tratamento de água, na comunidade da Linha Pechinski. Assim, esta iniciativa, através de parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, visa atender 31 famílias, que lá residem.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a obra terá 7.950 metros de rede de distribuição de água em tubo PVC DN 32 CL 12. E ainda 732 metros de adutora em tubo PVC DN 50 CL 20, totalizando mais de 8 quilômetros de rede de água.
Além disso, o sistema contará com a operacionalização do poço artesiano já perfurado, um reservatório em base elevada de concreto com capacidade para 20m³. Além de toda a automatização no sistema de tratamento de água.
RECURSOS
Ainda conforme a assessoria, o valor do convênio é de R$ 302.082,06, sendo: R$ 138.665,13, que serão aplicados na aquisição de materiais hidráulicos, para rede de distribuição de água, ligações prediais, travessias e outros itens necessários para a montagem hidráulica no local do poço, casa de tratamento e reservatório.
A Sanepar ficará responsável ainda pela contratação de empresa especializada para a execução das instalações eletromecânicas no local do poço e RAP. Também, haverá o apoio técnico para organização comunitária, treinamento de operadores e acompanhamento na execução da obra, de responsabilidade da Sanepar.
O restante do montante é referente à aquisição e aplicação de materiais de insumos (materiais de construção civil) para execução da rede de distribuição, ligações e travessias. Além do fornecimento de um reservatório em poliéster reforçado com fibra de vidro ou em polietileno para capacidade de 20m³, como também a execução de base em concreto.
A prefeitura também se responsabilizará pela urbanização das unidades localizadas, mão de obra e outros serviços que se façam necessários para conclusão do sistema. A execução da obra será de responsabilidade das Secretarias municipais de Agricultura e Obras e Urbanismo.