Por LCK
A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura de Guarapuava realizaram nesta segunda feira (07), na Praça 9 de Dezembro, a entrega de insumos, maquinário e equipamentos agrícolas adquiridos pela secretaria de obras e de agricultura, em um montante que ultrapassa um milhão e meio de reais.
Segundo o secretário de agricultura, Itacir José Vezzaro, quase todos os 3400 produtores rurais de Guarapuava serão beneficiados com os novos equipamentos adquiridos. Os produtores, em especial os da agricultura familiar, terão acesso a 1.500 toneladas de calcário, 115 toneladas de fosfato natural, dois caminhões basculantes, um trator (com concha e lâmina) próprio para estradas rurais, três conjuntos de fenações, oito conjuntos de miniprocessamento de alimentos, um caminhão com furgão, recursos para manejo e conservação de solo e água, além de três patrolas. Outro caminhão furgão será destinado a Carmug
De acordo com Itacir, as patrolas e caminhões serão administrados pela prefeitura e destinados a grupos de produtores, que poderão utilizar os maquinários inclusive dentro das propriedades no que se chama “porteira adentro”.
Os oito conjuntos de miniprocessamento de alimentos também serão destinados a grupos de agricultores que poderão agregar valor aos produtos e terem seus trabalhos de pordução e comercialização facilitados.
Para Junior Antônio Boscheto, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, os recentes investimentos na agricultura, em especial para a agricultura familiar, colocam a atual a administração como uma das melhores dos últimos anos para os agricultores. “A agricultura tem recursos nas esferas estaduais e federais. O que nós precisávamos era de alguém que arregaçasse as mangas e trouxesse esses recursos, ajudando assim o homem do campo” elogiou Junior.
Ainda de acordo com ele, o auxilio ao produtor rural ajuda no aumento de renda no campo e acaba combatendo o êxodo rural. Para Junior, Guarapuava já começa a sentir os reflexos dos investimentos na agricultura com o fenômeno da volta das pessoas para o campo.