22/08/2023
Cotidiano

Prefeitura realiza ações voltadas aos cães de rua

imagem-93581

Taís Nichelle

Eles estão em todos os lugares: no terminal fonte, no centro, nos bairros, no aterro municipal: é lamentável a quantidade de cães abandonados nas ruas de Guarapuava. Visando reverter essa situação, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Associação Patas com Paras e a Sociedade Protetora dos Animais (Spag), realiza algumas ações. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, atualmente, 160 cães estão abrigados no Canil Municipal. Em dois anos, por meio de recursos públicos, 2.100 receberam atendimento clínico em veterinárias do município e outros 1.395 foram adotados.

O Canil Municipal conta com cinco funcionários e voluntários, além de um micro-ônibus para o resgate dos animais. O Canil tem como objetivo resgatar cães de rua em situação de maus tratos, feridos ou doentes. Em seguida, os animais recebem o atendimento necessário até a recuperação. No período de internamento, ganham medicamentos, ração e cuidados especiais. Assim que ficam saudáveis, são levados para a adoção na feira que acontece aos sábados no Calçadão da rua XV. 

Outra ação do Canil é a chipagem de animais. A iniciativa tem por objetivo rastrear os cães para que, se escaparem do dono, possam ser facilmente localizados. Só este ano, 126 cachorros receberam o chip, num trabalho em parceria com a Spag. Além disso, em 2015, foram investidos mais de R$ 60 mil para castração dos cães abandonados.

De acordo com o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a parceria com a sociedade civil é importante para dar continuidade ao trabalho. “A adoção de animais tira os cães da rua e dá a eles um lar. Ainda é importante a castração para que não haja multiplicação descontrolada dos animais, mas vale ressaltar que é fundamental a posse responsável. O dono deve cuidar para que o cão não fuja e, neste sentido, colaboramos também realizando a chipagem”, explica.

O grande número de cães abandonados na cidade é um problema público, cuja resolução depende da união de esforços de todas as esferas da sociedade. É dever da Prefeitura Municipal fazer o controle de animais errantes no município, porém, também é dever do cidadão zelar pelo cuidado e pela saúde dos seus animais. Abandono e maus tratos são crimes, passíveis de multa ao valor de R$1200,00 por animal lesado. Denuncie!

Telefone para comunicar a ocorrência de cães abandonados, feridos ou doentes

(42) 8405-2112 ou 9940-6588.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo