A Prefeitura de Guarapuava está utilizando um veículo inteligente para identificar problemas urbanos do município. A startup Mapzer criou o automóvel que utiliza a inteligência artificial (IA) para mostrar pontos críticos ou futuros problemas. A tecnologia ajuda na identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, objetos e materiais em locais impróprios, bem como o descarte irregular de lixo.
Conforme o relatório, o automóvel apontou índices de vegetação alta (2.958), veículos irregulares (2.027) e lixo irregular (1.655). Há ainda material de construção em local impróprio (1.593), sinalização irregular (1.394), rachaduras no asfalto (1.350), tampas de bueiros irregulares (679) e placas comerciais irregulares (561). Além disso, o carro ainda identificou (508) animais nas vias.
Os bairros com maior índice de problemas encontrados são o Boqueirão, com 1.513 ocorrências detectadas e o Industrial, com 1.428. Em seguida, vem o bairro Vila Bela com 1.186 ocorrências. Em Guarapuava, as equipes das Secretarias de Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Trânsito e Transportes, Executiva e a Surg utilizam o carro.
BENEFÍCIOS
De acordo com as informações, o carro auxilia nos serviços, porque todas as informações que chegam até a secretaria são georreferenciadas. Então é possível fazer um roteiro, por exemplo, por bairros, por ruas ou por Regiões.
A Surg também utiliza o carro para a identificação dos locais e somente depois, um grupo de trabalho executa as soluções. A partir do relatório que contém fotos dos locais e mapas de rastreamento, a Surg verifica os respectivos bairros e as equipes são encaminhadas para concluir o serviço. Os buracos encontrados nas vias também são de responsabilidade da Surg. Conforme o relatório, há 602 buracos sinalizados pelo veículo e a companhia já solucionou o problema.
Leia outras notícias no Portal RSN.