As Prefeituras de Irati e Pitanga reforçaram a presença da Guarda Municipal e segurança nas Escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s). As medidas têm o objetivo de prevenir atos criminosos nas instituições, como o caso de Blumenau/SC que marcou a última semana.
De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania de Irati, Lee Jhefferson de Souza, as equipes estão efetuando rondas em todas as instituições de ensino municipais. Além disso, os profissionais estão conversando com diretores e repassando orientações voltadas à segurança.
De imediato é o que estamos fazendo. Estamos sempre à disposição, inclusive repassamos nossos contatos particulares para que nos acionem quando necessário.
As rondas serão mantidas, assim como haverá ampliação de abordagens a qualquer pessoa que esteja em atitude suspeita próximo às instituições de ensino. Além disso, a comunidade pode fazer denúncias pelo 153, 24h por dia. A Secretária municipal de Educação, Jandira Girardi, acrescentou que compreende a preocupação dos pais e familiares em relação à segurança.
A mesma preocupação é nossa. Me coloco no lugar dos pais e estamos olhando para essa situação. Vamos fazer o que é possível, dentro da lei e da nossa realidade para reforçar a segurança. Então, confiem na nossa comunidade e nos ajudem a cuidar das escolas e CMEI’s, com união. Somente assim vamos vencer, e não transmitir todo esse medo às crianças. Estamos estudando medidas, orientando as equipes.
PITANGA
Já em Pitanga, a Guarda Municipal em parceira com a Patrulha Escolar, Polícias Militar e Civil também estão fazendo rondas diárias durante o período das aulas para manter a segurança dos alunos.
Conforme o prefeito do município Maicol Callegari Barbosa, o trabalho é feito em todos os CMEI’s e estabelecimentos de ensino da rede municipal de educação. Dessa forma, as ações previnem contra qualquer tipo de ação criminosa contra os estudantes.
Peço que os pais e responsáveis fiquem atentos e denunciem qualquer situação suspeita ou que comprometa a segurança dos estudantes. Trabalhando juntos, podemos assim garantir que nossas escolas continuem sendo um lugar seguro e acolhedor para nossos alunos.
(*Com informações do NH Notícias)
Leia outras notícias no Portal RSN.