22/08/2023



Guarapuava Variedades

Prendas e peões passam por provas escritas e práticas no Chaleira Preta

imagem-117764

da Redação com assessoria

Guarapuava – O CTG Chaleira Preta, realizou neste final de semana (26 e 27 de agosto) o Concurso Interno de Prendas e Peão Biriva. Integrantes das invernadas mirim, juvenil, adulta e veterana realizaram prova escrita, fizeram provas de dança tradicional, dança de salão, culinária, artesanato, intérprete vocal solista, declamação, apresentação de projetos, pesquisas históricas, e os peões ainda fizeram provas campeiras como encilha, alambrar, preparar chimarrão, laçar e artesanato em couro.

O evento contou com a presença de Salustiano Gomes Sobrinho, vice-patrão do CTG Chaleira Preta, Vanderlei Queiróz, vice-coordenador da 3ª Região Tradicionalista do MTG/PR, Ana Paula Halila, avaliadora cultural do MTG/PR, Patrícia Abramoski e Diego Teixeira Barreto, como avaliadores locais. Já na lida campeira, os avalidores foram Leonardo Kurta, Pavoskii e Josnei. O mesmo foi realizado pelo Departamento Cultural sob coordenação de Noeli Pavoski e Carlos Schipanski, com o apoio de toda patronagem do CTG Chaleira Preta.

Os novos integrantes do prendado para a gestão 2016/2018 vêm somar forças aos integrantes do CTG Chaleira Preta que já fazem parte do prendado da 3ª Região Tradicionalista e do MTG /PR, sendo Maria Gabriely Bonfim Grube eleita como 2ª Prenda Mirim do MTG/PR em concurso realizado nos dias 30 e 31 de julho. em Ponta Grossa. O concurso tem por finalidade escolher, a cada biênio dentre os integrantes das invernadas do CTG Chaleira Preta, representantes da cultura, com habilidades artísticas, campeiras e de artesanato, e que possuam os valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho. O concurso visa ainda, elevar o nível cultural de Peões e Prendas da entidade tradicionalista, desenvolvendo nos mesmos, a liderança, o interesse pelo estudo e pesquisa de história, tradição e folclore gaúcho.

CONFIRA OS ELEITOS

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo