O Instituto Brasil Transportes (IBT) não quer permitir a participação das atuais concessionárias que atuam no Paraná de participar do futuro leilão de estradas que cortam o Estado. Conforme Acir Mezzadri, presidente do IBT, quem é ‘réu confesso’ não poderá disputar uma nova concessão pública.
Sejam empresas mães, filhotes ou até mesmo a participação em consórcios, as atuais concessionárias não podem participar dos leilões porque confessaram crimes de corrupção ao assinar os acordos de leniência com o Ministério Público Federal.
O IBT promete denunciar a situação na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Bolsa de Valores e pode recorrer à Justiça caso as empresas que administram as atuais praças de pedágio se apresentem como concorrentes no processo que foi aberto pelo governo federal.
Vamos fazer a denúncia em todos os órgãos reguladores possíveis para impedir que a roubalheira do pedágio continue por mais 30 anos. Isso que estão fazendo com o Paraná é inadmissível.
Por fim, segundo ele, além dos problemas já identificados nos contratos do Paraná são constituídas por 21 empresas.
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