Polícia Civil de Guarapuava prendeu na tarde de ontem (26) Patrícia Elias (ex-gerente) e Julio César da Silva Ternopolski (ex-tesoureiro). Os dois são acusados de terem desviado mais de R$ 1,6 milhão da conta dos associados do Unicred em Guarapuava no período entre 2006 e início de 2010. De acordo com o delegado Ítalo Biancardi Neto (foto), que pediu a prisão preventiva dos acusados, o valor do desvio pode ser maior do que o levantado até o momento. “A Unicred ainda está concluindo a auditoria interna para verificar o valor final que foi desviado. Esse valor de R$ 1,6 milhão pode aumentar”, enfatiza o delegado.
Investigação
Conforme Ítalo Biancardi, os dois ex-funcionários da Unicred despertaram suspeitas dos próprios colegas de trabalho, devido a mudança no padrão econômico dos dois. “Eles eram assalariados e de uma hora para outra começaram a demonstrar um padrão econômico que não era condizente com a realidade salarial deles”, afirma o delegado.
O golpe
Por cerca de 04 anos Patrícia e Julio montaram uma rede de contabilidade paralela no Unicred. Eles disfarçavam a contabilidade oficial da cooperativa de crédito e realizavam pequenos descontos nas contas dos associados, jogando os valores para outra conta que era de domínio deles. Retirando pequenos valores de várias contas por um período médio, levantavam significativos valores mensais que eram sacados indevidamente por eles.
Conclusão
Com a conclusão do inquérito por parte da Polícia Civil, o caso foi encaminhado para a Justiça. Entre os crimes cometidos pelos ex-funcionários da Unicred estão apropriação indébita e estelionato.
O que é a Unicred
A UNICRED é uma instituição financeira cooperativa, formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita a falência, normalizada pela legislação cooperativista. O objetivo é propiciar crédito e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para seus associados como por exemplo: emprestar dinheiro com juros bem menores e com menos exigências do que bancos.
Integram o quadro de associados da Unicred pessoas físicas (profissionais de nível superior) como médicos, farmacêuticos, veterinários, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, biólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais. fisioterapeutas e professores de educação física, e pessoas jurídicas como cooperativas de trabalho médico (Unimed’s); hospitais; laboratórios e clínicas.