22/08/2023
Cotidiano

Primavera chega com chuva, mas estiagem deve continuar pelos próximos 3 meses

imagem-20242

A primavera, a estação das flores começou à nove minutos desta quinta-feira (23), e trouxe chuvas  com granizo durante a madrugada. Em algumas cidades, como Foz do Iguaçu, por exemplo, houve ventos fortes que chegaram até 70 quilômetros por hora.

Em Guarapuava o céu está parcialmente nublado e a temperatura mínima nesta quinta-feira é de 12°C e a máxima prevista é de 23°C. A previsão é de que ocorram chuvas e trovoadas até do domingo (26), diariamente, totalizando 40 milímetros de chuvas em algumas cidades paranaenses. Mesmo assim, 
de acordo com o Simepar, a estação vai ser influenciada pelo fenômeno climático La Niña, dando continuidade à estiagem verificada no outono. Ou seja,  as chuvas  vão ficar abaixo da média histórica, prejudicando, principalmente, a agricultura. A baixa umidade do ar nos próximos três meses também pode desencadear problemas de saúde agravados pelo pólen das flires, em casos de quem possui alergias.

No período, haverá uma gradual elevação da temepratura que atingirá a média de 30°C no Paraná, de acordo com o Simepar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.