22/08/2023



Paraná Política

Primeira sessão itinerante da Alep será em Londrina

Deputados da Região estão mobilizados levantando as prioridades da população. Vinda a Guarapuava ainda não está agendada

ALEP

Vinda da Alep a Guarapuava ainda não está agendada (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Deputados estaduais de Londrina estão mobilizados para receber propostas e sugestões da população. Isso porque a primeira parada do ‘Assembleia Itinerante’, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná será nessa cidade. Os parlamentares estão trabalhando no mapeamento das principais demandas regionais. Conforme os deputados, entre elas está a infraestrutura de rodovias e vias públicas. Além disso, preparam-se para fazer anúncios que vão beneficiar a sociedade. O Poder Legislativo recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina).

De acordo com a Alep, a ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

Na visão do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), esta aproximação eleva o debate sobre as necessidades da população. “Os deputados estarem próximos ao povo é uma atividade regular. Mas quando você leva uma instituição como Assembleia formalmente para interagir com a sociedade civil organizada, você tem um grande ganho do ponto de vista da qualidade do debate e da discussão. A Assembleia é um instrumento para pensar o Paraná por causa de sua representação. O ‘Assembleia Itinerante’ é um movimento importante, pois como as audiências públicas, ouve a população”.

MARINGÁ É O PRÓXIMO

Conforme o cronograma, em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12 às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da Região.

Já em Guarapuava, nenhuma data está agendada. Considerando que a cidade não tem nenhuma feira ou exposição de porte, o município pode ficar fora da prioridade dessa descentralização.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo