22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Primeiro dia no Lustosa causa questionamento de mãe

imagem-116128

Jonas Laskouski

Guarapuava – Tudo que é o novo causa um certo estranhamento. Foi assim a reação de uma mãe ao buscar seu filho depois do primeiro dia de aula na recém inaugurada Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira, no Centro de Guarapuava.

Em ligação à RedeSul de Notícias, a mãe, que prefere não ser identificada, questionou a segurança das crianças na saída da escola, dizendo "não haver ninguém para liberar as crianças de acordo com a chegada dos pais ou das vans, utilizadas para o transporte escolar". Segunda ela, quando terminaram as aulas às 17h, as crianças que dependiam dos pais simplesmente estavam saindo sem nenhum tipo de controle por parte da escola, enquanto as vans entravam no terreno do colégio para pegar as que fazem uso do serviço, colocando as crianças em risco.

A RSN entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal e foi informada de que há três funcionários controlando a saída dos alunos após o fim das aulas – duas serventes, além de um guardião. A Secom ainda disse que pode ter havido sim, algum contratempo, e que se houve é apenas uma questão de adequação, já que era o primeiro dia de aula nas novas instalações.

Outro questionamento levantado pela mãe é sobre a rampa de acesso que liga um dos prédios a outro. "A mureta é muito baixa", segundo ela. "E a gente sabe, criança é criança. Elas correm, se batem, e podem acabar derrubando outro amiguinho. Se uma delas resolve se debruçar um pouco mais sobre essa mureta, pode acabar caindo." A resposta da Secom é de que uma grade será colocada na mureta o mais rápido possível, proporcionando mais segurança ao trânsito das crianças e funcionários no interior da escola.

A mãe foi mais além e ainda questionou sobre o fato da escola toda ser cercada por grades e não por muros, o que poderia deixar as crianças expostas e vulneráveis a traficantes e pedófilos. Não houve posicionamento a esse respeito.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.