22/08/2023



Guarapuava Previsão Previsão do tempo

Primeiro fim de semana da primavera terá calorão em Guarapuava

As temperaturas não param de subir, garantindo para o sábado (23) e domingo (24) um calorão atípico de mais de 30ºC

As temperaturas não param de subir, garantindo para o sábado (23) e domingo (24) um calorão atípico de mais de 30ºC (Foto: Reprodução/Freepik)

O primeiro fim de semana da primavera em Guarapuava terá ainda mais calor do que já fez nos últimos dias. Mesmo depois de uma semana quente e ensolarada em pleno fim do inverno, as temperaturas não param de subir, garantindo para o sábado (23) e domingo (24) um calorão atípico.

Para os próximos dias, as temperaturas mínimas serão parecidas com as máximas dos dias mais frios do inverno. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a sexta (22) ensolarada teve mínima de 16ºC e a máxima deve chegar a 31ºC. Para  amanhã (23) os termômetros ficarão entre 17ºC e 32ºC, com o céu inteiramente aberto e muito sol.

Já no domingo (24), as temperaturas sobem ainda mais, com mínima de 20ºC  e máxima de 33ºC. Também não há probabilidade de chuva neste dia. Porém o Simepar informa que “no decorrer da tarde, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas e rápidas“.

EL NINÕ E A CHEGADA DA PRIMAVERA

A primavera começa às 03h50 deste sábado (23). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, neste ano um El Niño de intensidade moderada a forte, está em curso no oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno provoca mudanças no padrão de circulação do vento em várias Regiões.

Além disso, o aumento da temperatura e da umidade do ar gera condições propícias para chuvas. Dessa forma, conforme o Simepar, tudo indica que serão frequentes chuvas volumosas e até mesmo queda de granizo, durante a primavera. As chuvas podem vir associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência.

Conforme a previsão, as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação. As maiores temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas Regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea. “Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo