22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Primeiro moinho da Agrária inspira Centro de Eventos em Entre Rios

Novo Centro de Eventos terá mais de 12 mil metros quadrados e uso de sistema sustentável. A obra é da Agrária e estará concluída em abril de 2021

centro de eventos

Primeiro moinho da Agrária inspira Centro de Eventos em Entre Rios (Foto: Divulgação)

O primeiro moinho de trigo da Cooperativa Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, inspira uma das edificações do Centro de Eventos. A obra está sendo construída pela Agrária e estará concluída em abril de 2021. De acordo com o projeto, o novo Centro de Convenções, terá mais de 12 mil metros quadrados e uso de sistema sustentável.

A obra está sendo executada pela A.Yoshii, construtora paranaense com 55 anos de história, que faz projetos e construções em todo o Brasil. A parede é em ‘steel frame’, ou seja, estrutura em perfis de aço e fechamento em placa cimentícia, que garante um melhor desempenho acústico em relação a utilização de alvenaria convencional.

De acordo com a construtora, a escolha desse sistema construtivo implica também em menos resíduos e desperdícios de materiais. O ‘steel frame’ também é conhecido pelo nome de “Construção a Seco”, justamente pela baixa utilização de água, garantindo resistência e sustentabilidade para a construção. O projeto também terá fachada em pele de vidro, paredes de mais de 13 metros de altura, piso em concreto, cerâmica, vinílico, madeira e revestimento de parede em tecido.

De acordo com a A. Yoshii, uma das preocupações da cooperativa é com a questão termoacústica do centro de eventos. A cobertura projetada cumpre com a função primordial, além de equilibrar a temperatura e ter mais eficiência em isolamento acústico do que coberturas convencionais.

Conforme o engenheiro responsável pela obra, Luis Alexandre Weiss, a cobertura ‘sanduíche’ é composta por uma telha bandeja perfurada, duas camadas de lã de rocha e telha trapezoidal. “Por meio de ensaios, confirmamos que a cobertura atenua o som em até 75%, em comparação com telhas convencionais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.