Da Redação
A Procissão de Ramos da Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, reuniu centenas de fiéis na manhã deste domingo (20), e paróquias e capelas da cidade ficaram lotadas na abertura da Semana Santa. Em frente ao Hospital São Vicente de Paulo, eles oraram pelos 107 pacientes internados e pelos 500 funcionários que prestam serviços no hospital.
“Abrimos a Semana Santa recebendo a benção dos Ramos e pedindo a Jesus que nos fortaleça a cada dia. Pedimos também que reestabeleça a saúde dos doentes internados aqui e abençoe o trabalho dos funcionários deste hospital”, diz Eliza Almeida Freitas, que acompanhou a procissão do hospital a Catedral.
Muitas comunidades fizeram procissões pelas ruas dos bairros e encerraram as comemorações do dia com a celebração da missa nas Paróquias e Capelas.
Para o Padre Carlos Egler, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o momento foi muito importante e bonito para a comunidade. Ele destaca que o Domingo de Ramos é uma grande oportunidade de reflexão e de preparação para a Semana Santa. Padre Carlos contou que, tanto na procissão, quando durante a celebração da Missa, foram enfatizados temas como Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava, Campanha da Fraternidade e Ano da Misericórdia. “Foi um momento de muita reflexão e oração. Enfatizamos, tanto nas Novenas como na celebração da Missa do Domingo de Ramos, os temas que fazem parte deste período como o Ano da Misericórdia, a Campanha da Fraternidade e o Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava. Considero que foi uma oportunidade muito importante que a comunidade teve de participar desta celebração e entender um pouco mais sobre o que ocorre na Igreja nos dias de hoje”, observou Padre Carlos.
O Pároco da Comunidade Santos Anjos e Diretor da Central Cultura de Comunicação, Padre Reonaldo Pereira da Cruz, classificou como um “verdadeiro show de celebração” a comemoração do Domingo de Ramos. Além de celebrar na Paróquia, Padre Reonaldo contou que rezou Missas em mais três Capelas. Segundo ele, é sempre motivo de muita alegria poder participar junto com as pessoas nesta celebração importantíssima que antecede a Semana Santa e serve de preparação para que a comunidade reviva a morte e ressurreição de Cristo. “O Domingo de Ramos foi intenso, lindo e fervoroso. Muita gente participando, tanto na Paróquia como nas Capelas. É sempre motivo de muita alegria para todos da comunidade vivenciar momentos assim”, enfatizou o Padre Reonaldo.
Todas as Paróquias do Decanto Centro, nas celebrações do Domingo de Ramos, destacaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica, o Ano da Misericórdia e o Jubileu de Ouro da Diocese, como pontos fundamentais a serem trabalhados durante todo o ano de 2016.
Acompanhe abaixo as imagens da Procissão de Ramos da Catedral Nossa Senhora de Belém, da fotojornalista da RSN Lizi Dalenogari: