22/08/2023
Cotidiano

Procissão do Divino faz novo percurso

imagem-90000

Lizi Dalenogari, da Redação

A 5ª Procissão do Divino saiu da comunidade Sagrada Família, na Vila Planalto no fim da tarde deste domingo (12), em direção a comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Colibri. A mudança do percurso da procissão agradou dezenas de famílias que enfeitaram suas casas para receber, pela primeira vez, a visita do Divino.

Dona Otília Rocha e Romoaldo Theinel, moram na Vila Planalto há pouco mais de 9 anos e pela primeira vez foram agraciados com a visita. “Sempre a procissão virava na outra rua e nunca passava aqui em frente. A gente nem sabe o que dizer de tanta emoção. Dá gosto de preparar o altar e esperar a bandeira do Divino vir abençoar nossa casa e nossos familiares. Estamos muito felizes e agradecidos”, conta Otília.

A cantoria, os fogos de artifícios, o vermelho e branco das vestes e as fitas coloridas penduradas nos chapéus dos foliões. Tudo em perfeita harmonia em uma demonstração de fé que envolve à todos que assistem a procissão. “Eles vem cantando e as lágrimas teimam em cair. É muita emoção e além de ser lindo de ver a fé que os move. Eu preparo todos os anos minha casa, independente deles passarem aqui em frente ou não. O que vale é o propósito e a nossa devoção”, diz Neusa Batista de Araújo, moradora na Vila Colibri há mais de 12 anos.

Nas vilas, famílias se unem com vizinhos e se alegram juntas ao enfeitarem seus altares para receber a “Bandeira do Divino”. O símbolo, de acordo com Maria Denise de Oliveira Caetano, uma das coordenadoras da Festa do Divino, leva abundância, saúde e união às famílias que visita. Uma comoção geral entre os foliões, fiéis e comunidade se observa sempre que a Bandeira surge.

Quando ouvem a cantoria, rojões são soltos para saudar o Divino. Foi assim para os moradores do Condomínio Jardim Patrícia, no Colibri. As cerca de 200 pessoas que aguardavam a procissão, se uniram aos foliões e fiéis e seguiram até a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.

Luiza Padilha Antunes e seu esposo Jaime, acompanhados do filho João Emanuel, de 2 anos e meio, aguardavam ansiosos pela chegada da procissão. “É uma tradição que vem de nossos avós, passando para nossos pais e agora nós passamos para nosso filho. Aproveitamos para fazer pedidos e principalmente para agradecer as graças recebidas, graças na saúde, no trabalho e na família”, destaca Luiza que decorou a frente da casa pela primeira vez, toda satisfeita pela mudança do percurso que possibilitou a visita do Divino em sua casa.

Para o padre Rodrigo Piola, que atua na Paróquia e coordena as procissões, justamente nos tempos mais conturbados que precisamos testar a nossa fé. "Deus caminha conosco. O Divino atende sua prece e lhe concede a benção", destaca o pároco.

PRÓXIMAS PROCISSÕES DO DIVINO

Dia 19/04/15 – 6ª Procissão com saída às 18h da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – Vila Colibri, para a Comunidade Divino Pai Eterno – Bairro Alto Cascavel;

Dia 26/04/15 – 7ª Procissão com saída às 18h da Comunidade Divino Pai Eterno – Bairro Alto Cascavel, para a Comunidade matriz – Vila Bela.  (Nesse dia a Procissão é uma das maiores reunindo todas as comunidades).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.