Começa nesta quarta-feira a tradicional Festa da Cevada na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios. A atração da abertura será a Procissão Luminosa, às 19 horas, na Praça Nova Pátria. Se trata de um rito religioso que busca a reflexão sobre a vinda dos suábios do Danúbio aos campos de Guarapuava.
De acordo com a coordenadora da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, Lore Schneiders, quando os suábios deixaram a terra natal por causa das persesguições de guerra, fizeram uma promessa que ao encontar uma nova prátia erguiram uma capela em devoção à Nossa Senhora. O templo está entre as cinco colônias suábias que compõem o distrito de Entre Rios.
"A Procissão das Luzes é um agradecimento pela graça recebida e busca também fazer com que a comunidade reflita", afirma Lore. Após a procissão a comunidade irá até a Igreja São Miguel Arcanjo onde será colcoada uma Coroa de Cevada em agradecimento à farta colheita.
Para essa celebração a própria comunidade faz os preparativos. "Os alunos do Colégio Imperatriz estão fazendo o suporte das velas com garrafa Peti e há pessoas fazendo as velas", diz Lore.
O rito da noite de hoje é simbólico e será realizado na Praça Nova Pátria. No Dia 12 de Outubro, consagrado à Nossa Senhora Aparecida, nova procissão sairá da Colônia Vitória às8 horas e seguirá até a Capela de Nossa Senhora. Às 10 horas será celebrada uma missão em ação de graças.