22/08/2023

Procon dá 15 dias para bancos agilizarem atendimento

Procon também aponta irregularidades, além das longas filas de espera por falta de funcionários nas agência. Digitalização prejudica idosos

Clientes esperam muito tempo para atendimento (Foto - Secom Prefeitura de Guarapuava)

Quem não está cansado ou cansada de ir até agências bancárias e ficar sentado esperando atendimento? Essa é uma reclamação diária de clientes em Guarapuava. Em defesa do consumidor, a Superintendência do Procon em Guarapuava deu um prazo de 15 dias para que as agências apresentem medidas planejadas para agilizar o atendimento.

Para isso, de acordo com a superintendente Luana Esteche, houve uma reunião com as ouvidorias dos bancos Itaú, Bradesco e Santander. “A reunião ocorreu pelo grande número de reclamações relacionadas ao tempo de espera em filas”. Conforme Luana, surgiram muitas irregularidades como, por exemplo, os usuários que aguardam mais de uma hora para atendimento. Inclusive do lado de fora das agências, por falta de bancários no atendimento interno.

Estamos comprometidos em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Não vamos tolerar que nossos cidadãos sejam prejudicados por práticas inadequadas. Continuaremos a monitorar e tomar as medidas necessárias para garantir que os bancos cumpram suas obrigações.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que o Procon interviu nesse caso. O Procon já havia feito várias intervenções junto aos bancos, solicitando melhorias nos atendimentos e diminuição no tempo de espera. Isso resultou na lavratura de pelo menos sete autos de infração e três de constatação, o que não foi suficiente para a regulação do problema.

DIGITALIZAÇÃO AFETA IDOSOS

A digitalização dos serviços e a expansão dos canais de atendimento digitais também é uma preocupação do Procon. Embora o objetivo seja melhorar o atendimento ao consumidor, dificulta o atendimento para os idosos e vulneráveis. Por isso, foi solicitado que a digitalização venha acompanhada de campanhas de educação digital e conscientização de prevenção de golpes.

O Sindicato dos Bancários acompanhou a reunião, já que questões como diminuição e falta de funcionários também acarretam uma sobrecarga aos profissionais. Além de interferir na qualidade da prestação dos serviços.

Para mais informações ou dúvidas entre em contato com o Procon de Guarapuava, pelo telefone (42)3142-1913 ou pelo email procon@guarapuava.pr.gov.br.

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Cristina Esteche

Jornalista

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