Começa nesta segunda (5), o mutirão de renegociação de dívidas promovido pelo Procon de Guarapuava. A ação, que ocorre até o dia 30 de setembro, tem a função de facilitar a renegociação de dívidas. De acordo com a diretora Luana Esteche, os consumidores que desejarem renegociar as dívidas, podem ir até o Procon, que por meio do programa de combate ao superendividamento, vai auxiliar o consumidor a obter uma renegociação.
Conforme o órgão, o consumidor que não puder ir até a sede do PROCON, também poderá fazer o registro diretamente na plataforma, onde a pessoa receberá um login e senha. No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente os dados que serão utilizados para o atendimento posterior.
De acordo com Luana Esteche, o consumidor precisa fazer o relato do problema no sistema. Assim, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. “Os fornecedores têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. É importante que o consumidor informe corretamente os telefones e e-mail para contato. Isso porque esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes”.
OUTRAS ORIENTAÇÕES
Além dos fornecedores, instituições bancárias e financeiras, operadoras de telefonia e TV por assinatura, Copel, Sanepar e Lojas Pernambucanas também estão participando. O órgão orienta que caso o consumidor pretenda renegociar dívidas com outras empresas que não aderiram ao mutirão, inclusive do comércio local, podem, da mesma forma, se dirigirem à sede do órgão. Assim, os agentes entrarão em contato para tentativa de renegociação.
Por fim, a ação ocorre por meio do Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira (PODE), e de maneira conjunta com o Procon-PR e o Fórum dos Procons Paranaenses.
Leia outras notícias no Portal RSN.