A coordenadoria do Procon em Guarapuava retomou nesta sexta (11) as audiências de conciliação. Essas sessões estavam suspensas por conta da pandemia. De acordo com a coordenadora do órgão, Luana Esteche, houve adaptação para o formato on-line. “É uma forma de proteger a saúde de servidores, consumidores e representantes”.
Segundo a advogada, esse formato é uma novidade para os consumidores e para os profissionais do Procon. “Trata-se de um método alternativo até o retorno das audiências presenciais”. Assim sendo, o consumidor pode fazer a audiência na sua própria casa. Entretanto, nessa opção precisará ter computador à disposição.
Caso não seja possível, o Procon de Guarapuava oferece equipamento na sede do órgão. “Levamos em consideração também que nem todos possuem acesso à internet”. Porém, há casos em que o consumidor não sabe usar a tecnologia.
Conforme Luana Esteche, no Procon, o consumidor participa da audiência em sala exclusiva. Um funcionário dará o suporte para as questões técnicas. Ela disse ainda que as primeiras audiências já foram marcadas. A previsão é de que comecem no início de outubro. “Isso decorre da necessidade de tempo hábil para notificação das partes. Assim como diante da dificuldade instaurada pela greve dos correios”.
Leia outras notícias no Portal RSN.