O Procon de Guarapuava voltou a fiscalizar os supermercados da cidade. A ação iniciada na última semana não tem prazo para terminar. Até agora cinco estabelecimentos de diversas redes passaram por fiscalização. Um deles acabou autuado já os fiscais encontraram diversos produtos com data de vencimento expirada.
Além disso, segundo o órgão de defesa do consumidor, havia utilização de ingredientes vencidos na confecção de produtos de padaria e falta de higiene. Conforme a superintendente do Procon, Luana Esteche, o supermercado foi autuado. “A ideia é fiscalizar a maior parte dos supermercados na cidade – a ação tem cunho inicialmente orientativo”.
Estão no foco da fiscalização, os produtos vencidos, além do acondicionamento de produtos de açougue e padaria, a precificação e a publicidade. “A maioria dos estabelecimentos está dentro dos padrões aceitáveis”.
Nos demais estabelecimentos até agora fiscalizados, o Procon não encontrou irregularidades. Como medida complementar, o Procon estará no próximo mês, agendando uma reunião com os gerentes dos supermercados.
“O intuito é alinhar medidas eficientes para controle de produtos vencidos e o cumprimento das normas da defesa do consumidor, buscando preservar a saúde dos cidadãos guarapuavanos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.