22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Procon ensina direito dos consumidores para crianças em Guarapuava

Durante a "fiscalização simulada", os alunos da Escola Municipal Dalila Haenish Teixeira aprenderam a identificar produtos fora das normas

O Procon de Guarapuava ensinou na prática os direitos dos consumidores para as crianças, nessa quarta (20). Durante a “fiscalização simulada”, os alunos da Escola Municipal Dalila Haenish Teixeira aprenderam a identificar produtos fora das normas.

De acordo com Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, o Procon fez a ação com as crianças em um mercado local. Os “fiscais mirins” foram de seção em seção, com a prancheta na mão, e verificaram se os produtos estavam em situação adequada.

Além disso, os alunos examinaram prateleiras, conferiram a precificação correta, validade dos produtos, integridade das embalagens e a condição geral dos itens. Conforme Luana Esteche, superintendente do Procon de Guarapuava, a ação pode ajudar as crianças a disseminar esses conhecimentos.

A prática amplifica a aprendizagem e a retenção de informações. É fundamental que os alunos entendam os perigos do consumo de produtos vencidos e aprendam a exigir seus direitos, como a oferta pelo menor preço e a solicitação de nota fiscal. Essa experiência os capacita a disseminar conhecimento, inclusive em casa.

Mas a atividade não ficou somente no mundo da teoria. Segundo Luana, ao final a fiscalização inclui um mini auto de infração e um checklist para identificar produtos em desacordo. “No fim da ação, haverá uma reunião com a gerência do mercado para fornecer feedback. Essa atividade não resultará em autuações oficiais, mas permitirá que as crianças compartilhem suas experiências e sugestões de melhoria”.

Um dos estudantes, João Pedro Silva, de 10 anos, conto que estava vendo quais produtos estão vencidos ou estragados. “Alguns estão abertos, outros estão estragados, mofados. Também vou aprender a pesagem e o valor”. Já Maria Luiza Custódio afirmou: “Vou falar para o meu pai, porque tem um monte de coisa lá [em casa] que está vencida”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo