22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Procon fiscaliza empresas de ônibus de viagens em Guarapuava

Os agentes do Procon verificaram se as empresas cumprem o Código de Defesa do Consumidor. De cinco, quatro receberam autos de constatação

Procon fiscaliza empresas de ônibus (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Procon de Guarapuava fiscalizou as empresas de ônibus de viagens que operam na Rodoviária Municipal. A ação, que ocorreu simultaneamente em todo o Paraná, teve o objetivo de verificar se as empresas estão cumprindo o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, a equipe verificou o cumprimento de outras legislações e normas que regem o transporte terrestre de passageiros.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou o trabalho. A equipe do Procon fez a operação nessa segunda (22), por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná e a Superintendência do Procon de Guarapuava.

Em Guarapuava, o Procon fiscalizou cinco empresas, conforme a superintendente do Órgão no Município, Luana Esteche. Os agentes averiguaram situações como acessibilidade, reembolso de passagens em caso de arrependimento, atraso de viagens, direitos dos idosos, das crianças, deficientes e transporte de animais. Ao fim das vistorias, a equipe lavrou autos de constatação pelo Procon.

Em quatro delas, o Procon fez auto de constatação. A equipe também fiscalizou sobre a clareza nas informações quanto aos direitos do consumidor, o endereço dos postos e ainda, sobre os horários de atendimento e meios de contato com os pontos de vendas.

AUTOS

Das quatro empresas que receberam o auto de constatação, três delas fazem transporte interestadual, e uma faz o transporte de passageiros entre os municípios da Região. Conforme a superintendente, “uma delas não estava de acordo com o que indica a Lei Federal 11.975/2009, quanto à afixação de informações relativas a direitos e garantias do consumidor”.

Contudo, quando questionado, o agente informou corretamente os procedimentos adotados. Desta forma, foi instruído sobre a necessidade de fixação correta do quadro de informações ao cliente conforme rege a devida lei. “Em se tratando das demais empresas que fazem transporte interestadual e intermunicipal, verificamos que estas estavam em total acordo com o que rege a Lei Federal e a Resolução 6.033/2023 da ANTT”.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com o Procon de Guarapuava pelo telefone (42) 3142-1913 ou pelo e-mail procon@guarapuava.pr.gov.br.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo