22/08/2023



Cotidiano Economia Guarapuava

Procon Guarapuava dá dicas de como aproveitar a Black Friday

Para evitar que consumidores sejam enganados durante a promoção, o Procon orienta como se proteger de fraudes

PROCON- GUARAPUAVA

Procon Guarapuava dá dicas de como evitar ser enganado durante a Black Friday deste ano (Foto: Reprodução/Pixabay)

Neste ano, a promoção de Black Friday ocorrerá no dia 26 de novembro. Para isso, o Procon de Guarapuava fez um guia de dicas para que os consumidores garantam os melhores descontos na compra de produtos e não sejam e enganados. De acordo com a Coordenadoria, a previsão é de que as compras por internet continuem em alta durante a promoção.

Desde o início da pandemia os consumidores têm preferido comprar mais em sites do que nas lojas físicas. Portanto, a orientação é ficar de olho no preço dos produtos desde já. Isso para verificar durante a promoção se o desconto é real ou se houve a prática da maquiagem do preço. Ou seja, se só há o indicativo de promoção, mas o preço continua o mesmo.

Assim, o consumidor deve escolher o produto preferencialmente antes da promoção. Entretanto, fazer uma pesquisa de preços. Outra recomendação é planejar quais produtos deseja comprar. “Para isso, acompanhe os preços dos produtos ou serviços, assim poderá identificar as melhores ofertas e descontos”, diz a coordenadora Luana Esteche.

FIQUE ATENTO

Conforme o Procon, o importante é planejar a compra. Dessa maneira evita-se agir por impulso e gastar mais do que pode. Sendo assim, solicite todas as informações sobre o produto. E, ainda, se for comprar a prazo, informe-se dos juros e do valor final que irá pagar.

Além disso, se verificar qualquer defeito após a compra, os itens comprados em liquidações e peças de mostruário têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Dessa forma, é possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano.

De acordo com o Procon, o consumidor deve sempre desconfiar de preços muito baixos porque podem constituir fraude. O importante é sempre refletir antes da compra para não se endividar e fazer um péssimo negócio. Por fim, acompanhe outras dicas importantes para fazer compras mais seguras, clicando aqui.

O consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, dentre outros, poderá procurar o Procon de Guarapuava ou registrar sua reclamação on-line.

Leia outras notícias no Portal RSN

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo