22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Procon orienta consumidores para as compras do Dia das Mães

O Procon de Guarapuava deu algumas dicas para ficar atento no momento de comprar os presentes para as mamães

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Semana de compras do Dia das Mães (Foto: Reprodução/Freepik)

Com a proximidade do Dia das Mães, cresce o movimento no comércio e, por isso, o Procon de Guarapuava orienta sobre os cuidados para o momento de fazer uma compra. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, algumas orientações devem levadas em conta nos casos das compras on-line e em lojas físicas, considerando a garantia de troca, entre outras medidas.

Conforme a coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche, a pesquisa de preços é uma grande aliada do consumidor na hora da escolha do presente. “Os consumidores devem se atentar ao fazer as compras, fazendo pesquisa de preços e análise do orçamento, evitando assim o superendividamento”.

Luana ainda chama a atenção dos consumidores para que tomem cuidado com as compras feitas pela internet. Para ela, a busca por sites confiáveis é uma das maneiras de evitar transtornos. “Duvide de ofertas muito vantajosas, pois pode ser golpe. Às vezes, na ânsia por fazer a melhor compra, o consumidor pode perder dinheiro e ter transtorno sérios”.

DICAS

1. De olho no preço dos produtos

Fique atento. Algumas lojas elevam os valores para a comercialização dos produtos, em feriados como o Dia das Mães. Portanto, é importante acompanhar a variação de preço ao longo do tempo, e fazer as pesquisas nas lojas para comprar o presente ideal.

2. Atenção para os golpes em compras online

Procure sempre averiguar se o site das compras é confiável, e se fornece informações essenciais, como localidade da loja e CNPJ ativo. Busque também opiniões de outros consumidores sobre ela para que, assim, não caia em golpes. Se a compra ocorrer pela internet, telefone ou catálogos, o consumidor terá o direito de sete dias para se arrepender e, nesse caso, poderá pedir o cancelamento, bem como a devolução dos valores pagos, inclusive do frete, se houver. E nem precisa justificar o arrependimento.

3. Trocas presenciais

Toda loja tem uma política de troca e ela só deve fazer a substituição do produto se ele apresentar algum defeito. Contudo, as lojas geralmente fazem a troca mesmo sem defeito. Todo produto tem garantia legal. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 26, prevê o direito do consumidor de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação em trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; ou noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

4. Fuja da venda casada

Fique alerta para serviços oferecidos no ato da compra, como garantia estendida e seguro. Esta prática é chamada de “venda casada” e o consumidor não é obrigado a comprar algo que ele não queira. Ela é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

5. Nota Fiscal é direito do consumidor 

Para evitar eventuais problemas, exija sempre a Nota Fiscal, independentemente da loja que for comprar, física ou on-line. Essa é uma garantia que pode ajudar muito na hora de fazer devoluções e trocas, ou caso o produto apresente um defeito.

6. Atenção aos produtos

Cestas de café da manhã: Informe-se, previamente, sobre o número de itens da cesta, tipo de produtos, marcas e se estão incluídos artigos como jornais, revistas, acessórios, enfeites e flores. Por fim, depois de tudo definido, faça constar, por escrito, tudo o que foi combinado: data e horário de entrega, mensagem, tipo de cesta, valor e condições de pagamento;

Flores: O comerciante deve expor, em local visível, uma tabela de preços completa. Assim como os arranjos especiais, que devem ser negociados previamente;

Alimentos: Fique atento às informações da embalagem. Devem conter: instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, bem como condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador, em língua portuguesa;

Eletroeletrônicos: Teste o produto, avalie se os recursos suprirão as necessidades da mãe ou se serão supérfluos. Ademais, veja se o manual de instruções está em língua portuguesa e peça sempre que o manual de garantia seja preenchido;

Celulares: Adquira em lojas autorizadas. O produto tem que estar lacrado e, dentro da embalagem original, deve haver a relação da rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e termo de garantia contratual. Por fim, em relação aos serviços, avalie as necessidades da mãe, se o melhor é plano pré ou pós-pago e reflita sobre a fidelização.

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Antunes

Jornalista

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