quarta-feira, 28 de mai. de 2025
Cotidiano Guarapuava Paraná

Procon orienta população sobre descontos indevidos no INSS

Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, identificou uma fraude de mais de R$ 6 bilhões em cobranças não autorizadas

indevidos

Procon do Paraná (Foto: AEN)

Os Procons do Paraná estão orientando aposentados, pensionistas e familiares a verificarem possíveis descontos indevidos em benefícios do INSS. Em Guarapuava, o Procon atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, na rua Capitão Frederico Virmond, n.º 1913, no Centro (antigo Fórum). O telefone é (42) 3142-1931. A medida ocorre após a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, identificar uma fraude de mais de R$ 6 bilhões em cobranças não autorizadas feitas por sindicatos e associações.

Para conferir se está tudo em ordem, o Procon pede que os beneficiários consultem os extratos de pagamento e fiquem atentos a qualquer dedução irregular. Para consultar o benefício, o aposentado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Se não tiver acesso à internet ou à senha, é possível agendar atendimento pelo telefone 135. Caso identifique alguma cobrança não reconhecida, o segurado pode cancelar diretamente no aplicativo, acessando a opção “Mensalidade Associativa”.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná informou que há o registro de 721 reclamações no Procon estadual, relacionadas a 11 empresas investigadas. De acordo com o secretário Santin Roveda, a nova funcionalidade no aplicativo resulta de uma cobrança feita à Senacon ainda em 2024. Quem identificar descontos irregulares deve solicitar o bloqueio junto ao INSS, registrar boletim de ocorrência e procurar o Procon.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, valores descontados indevidamente devem ser devolvidos em dobro. O Procon também orienta medidas preventivas, como bloquear o benefício para empréstimos, não enviar documentos a desconhecidos, bem como não compartilhar a senha do GOV.BR.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.