Da Redação
Guarapuava – A greve dos bancários entra na segunda semana e não há dia definido para acabar. Com isso, consumidores estão preocupados com as contas que estão vencendo e que não podem serem pagas por causa dessa paralisação.
De acordo com a coordenadoria do Procon em Guarapuava, a primeira recomendação é procurar meios alternativos para a quitação de débitos. Agências dos Correios, lotéricas, supermercados, internet banking são algumas das opções sugeridas pelo órgão. Outro fato é que as agências bancárias são obrigadas a manter envelopes para depósitos e, em caso de quantidade insuficiente, o consumidor pode registrar o problema formalmente no Procon.
De acordo com Irineu Rodrigues Junior, coordenador, outra orientação é a solicitação da prorrogação do pagamento ou do prazo do boleto na própria sede da empresa credora. "De qualquer forma a empresa credora deverá oportunizar novas formas de alternativas para a quitação da dívida". Segundo Irineu, os bancos derão informar através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) qual é o correspondenrte bancário mais próximo do cliente.
"Se o consumidor estiver realziando financiamentos, ou seja, em um processo de concessão de crédito, e houver reajuste do bem o banco não poderá cobrar qualquer novo encargo, bem como arcar com o prejuízo experimentado pelo consumidor".
Esgotada todas as alternativas de pagamento da dívida e não sendo possivel quitar a dívida fora do estabelecimento bancário, o consumidor não poderá ser cobrado de juros, multas e correção momentária, assim como não poderá ter seu nome inscrito no cadastro de proteção ao crédito, explica Irineu.