Em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, o Procon de Guarapuava tem uma programação especial. As ações iniciaram no dia 9 de março, com a mesa de discussão “Mulheres no Mercado de Consumo”, que contou com a presença da coordenadora do Procon Paraná, Cláudia Silvano.
Nesta quarta (15), dia do Consumidor, haverá blitz educativa no comércio das ruas XV de Novembro, Saldanha Marino e Vicente Machado. O foco da ação durante todo o dia é a orientação sobre precificação dos produtos, publicidade e boas práticas na relação do consumo.
Já nos dias 16 e 17, o Procon fará uma orientação aos deficientes visuais quanto aos direitos deles nas relações comerciais. Assim, eles vão conhecer a sede do Procon, onde poderão relatar as principais dificuldades e dúvidas relacionadas ao tema.
A ação ocorre em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) de Guarapuava. De acordo com a presidente da Apadevi, Evanize Andrade, com o convite, o Procon dá a oportunidade de que os deficientes visuais conheçam mais de perto esse importante trabalho.
Enquanto pessoas com deficiência visual, enfrentamos diariamente inúmeros desafios dentro das relações de consumo. Desde a necessidade de descrição do produto que queremos comprar até a dificuldade de transitar no piso tátil por conta das placas de anúncio colocadas nas calçadas. Sem falar da falta de cardápio em braile em alguns estabelecimentos.
Conforme a coordenadora do Procon, Luana Esteche, nesse ano haverá orientações para os fornecedores que, muitas vezes, por desconhecimento da lei, acabam infringindo direitos. Além disso, também é “um dia de reafirmação da necessidade de proteção do consumidor vulnerável, que ainda sofre muitos abusos pelo mercado de consumo”.
Por isso, amanhã (15) também terá a presença do Procon Itinerante no Terminal da Fonte, orientando e tirando dúvidas dos consumidores sobre direitos.
Leia outras notícias no Portal RSN.