Da Redação, com assessoria
O Governo Municipal de Candói reuniu produtores rurais e autoridades para um encontro do Orçamento Participativo, o primeiro de uma série de cerca de 50 reuniões. Na sede da associação comunitária, no São Pedro, foram entregues uma grade aradora para o preparo da terra e uma carreta basculante, de quatro rodas, para reforçar os trabalhos de preparo da silagem, equipamentos que complementam a patrulha agrícola usada na comunidade. No total, são mais de R$ 20 mil investidos com recursos próprios do município.
Os implementos serão utilizados para melhorar as atividades rurais. Juntamente com as nove patrulhas agrícolas que foram entregues pelo Governo Municipal e que já auxiliam o homem do campo em diversas localidades, todos estes benefícios promovem uma grande redução nos custos da agricultura familiar. São mais de 60% de economia ao se comparar as patrulhas agrícolas, administrados pelas associações rurais, com os equipamentos alugados ou com os serviços terceirizados, como era feito anteriormente.
Na entrega da aradora e da carreta, o prefeito Gelson Costa (PT) aproveitou para fazer uma breve prestação de contas dos dois primeiros anos de sua gestão. Ele lembrou da importância dos 25 km de asfalto que facilitam o acesso à comunidade São Pedro. “Esta é uma obra de grande importância para a região e que vai trazer muitos retornos para a economia do município. Lembrando que essa região é responsável por 25% do PIB (o Produto Interno Bruto) de toda a produção agropecuária de Candói”, comentou.
Para o prefeito Gelson, o asfalto nesta estrada beneficia dez comunidades da região, além de duas escolas e dois postos de saúde. A propósito, o investimento de R$ 7,5 milhões vai evitar o desgaste natural de estradas de cascalho e a despesa com a manutenção de carros, sejam públicos ou privados, que transitam pelo local. “Os valores economizados poderão ser aplicados em outras obras e em outras estradas do nosso município”, adianta o prefeito.
O presidente da associação de agricultores do São Pedro, Miguel Bedreski, em nome de todos os moradores, agradeceu o apoio do Governo Municipal de Candói. Ele também aproveitou para destacar a importância destes equipamentos para o fortalecimento da economia local. Só em 2014, a patrulha agrícola atendeu 378 produtores rurais, segundo levantamento da Secretaria da Agricultura. Ou seja, foram cerca de 1.263 horas trabalhadas.
Além do prefeito, Gelson Costa, também participaram da reunião do Orçamento Participativo, o vice-prefeito, Jeferson Morandi, o vereador Celso Turok, os secretários municipais e assessores do Governo, além de cerca de 25 moradores da comunidade São Pedro.