22/08/2023
Educação

Proerd forma mais 2300 alunos de 34 escolas

imagem-94748

Lizi Dalenogari, da Redação

Para quem prestigiou mais uma formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, nesta terça-feira (30), no Pahy Centro de Eventos, ficou uma certeza: as sementes foram lançadas e agora cabe aos pais e familiares fazer com que elas germinem e dêem os bons frutos que a sociedade tanto precisa.

Somente hoje, 2300 alunos de 34 escolas do município receberam o diploma do Proerd. “Há 15 anos, o programa Proerd auxilia a educação, conscientizando nossas crianças e pais sobre a necessidade do enfrentamento às drogas e à violência em Guarapuava. O aprendizado é para a vida toda. Uma ferramenta valiosa que nos faz acreditar nas mudanças, tão necessárias”, afirma a vice prefeita, secretária de políticas para as mulheres, e madrinha do Proerd Eva Schran.

A mãe Aloíza Matos de Souza estava com a pequena Paloma nos braços, prestigiando emocionada a formatura da filha Thainá Souza dos Santos, de 9 anos. “Ela sempre chega em casa contando alguma coisa nova que aprendeu com os policiais e acaba cobrando a gente de comportamentos que não são muito bons. Eles aprendem e nós seguimos o ritmo. Daqui há pouco é a Paloma (1 ano e 3 meses) que estará seguindo os passos dos irmãos, já que meu filho Samuel fará o Proerd no próximo ano. Confio meus filhos a equipe do Proerd de olhos fechados”, afirma.

Thainá estuda na Escola Municipal Hypólita Nunes de Oliveira, e com as coleguinhas Kamila Amaral, Bruna da Silva e Maria Gabrielle Lídio, participou da solenidade de entrega dos diplomas com muita alegria. “Aprendi como as pessoas sofrem com as drogas e não quero isso pra mim e nem pra quem eu gosto”, destacou.

Maria Cecília Virtuozo Godofredo, aluna da Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira escreveu nas redes sociais minutos antes do evento: “Chegou nosso dia. Deus brilhou e disse: Hoje o seu grande dia chegou! E hoje eu sou uma menina que se esforçou no que fazia e não se metia em encrenca, hoje eu e meus amigos(as),vamos nos formar no Proed, graças ao policial Celso Luis Calisario que nos ensinou a dizer não as drogas,ajudou nós a fazer várias pessoas felizes…”, uma demonstração do quanto a seriedade do programa cativa e envolve as crianças.

Raynna Alcione contou com o prestigiou da mãe Sirlene Santos que recomenda o Proerd para todas as crianças do município. “É saudável, acrescenta muito na educação de nossos filhos e eu recomendo”, diz Sirlene.

A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, representou pela manhã o prefeito Cesar Silvestri Filho. Durante a tarde, o prefeito foi representado pela vice-prefeita e madrinha do Proerd Eva Schran. Estiveram presentes também o vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Giovani Jaskulski, no ato representando a deputada estadual Cristina Silvestri, João Carlos, chefe regional do Núcleo Regional de Educação, Tenente Ferrari, representando o 16º BPM, e o 1º Tenente Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, além dos policias que efetivamente estão a frente do Programa trabalhando diretamente com os alunos: policial Oliveira, policial Matilde, policial Fátima, Policial Mauro, Policial Crislaine, Policial Elisangela e Policial Celso.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.