Guarapuava – A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), como maneira de comemorar o 8 de março – Dia Internacional da Mulher, instituiu neste ano o Troféu Mulheres de Ciência “Glaci Zancan”. O objetivo é enaltecer e valorizar as cientistas e educadoras que contribuíram para o avanço da ciência e da tecnologia paranaenses e participaram do processo de estruturação e consolidação das Instituições de Ensino e de Pesquisa Paranaenses. Além disso, o troféu homenageia as gestoras públicas que colaboram com a sociedade paranaense nas diferentes áreas de atuação do Estado.
Na categoria “Cientistas e educadoras”, 27 educadoras e pesquisadoras receberão o troféu. Elas foram indicadas pelas instituições de ensino e de pesquisa paranaenses, públicas e privadas, com tradição na área do ensino e da pesquisa científica e tecnológica. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) indicou o nome da professora Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo para o Troféu. Maria Natália é professora do campus de Guarapuava da Unicentro.
O Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan ainda é uma demonstração de admiração e respeito à pesquisadora que foi Glaci Zancan, pelo conjunto de sua obra e pela sua árdua batalha para criar e consolidar o Fundo Paraná de Apoio à Ciência e Tecnologia, hoje em pleno funcionamento e administrado pela Seti. Além de contribuir para o avanço da pesquisa nacional como cientista e como liderança acadêmica respeitada, Glaci defendeu a importância da ciência para o desenvolvimento sócio-econômico do país.
De acordo com a secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a instituição desse prêmio tem um valor simbólico. Segundo ela, essa é uma data especial para que a sociedade paranaense e a SETI expressem seus agradecimentos a estas cidadãs, cientistas e educadoras que dedicaram suas vidas à ciência, à valorização das instituições de ensino e pesquisa paranaenses e às missões do serviço público.
A entrega do Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan será realizada em um jantar no dia 9 de março (segunda-feira), em Curitiba. Além dessa premiação, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Seti está organizando em parceria com a TV Paraná Educativa a gravação do programa “Roda de Conversa”, a ser transmitido pela emissora no dia 8 (domingo), e uma mostra fotográfica itinerante, que apresentará imagens de mulheres que participam ou são beneficiadas por projetos mantidos pela Seti. A mostra é resultado do trabalho dos fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques, e será exibida pela primeira vez no jantar de entrega do Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan.
Cotidiano
Professora da Unicentro concorre ao Troféu Mulheres de Ciência
- Por Cristina Esteche
- 04/03/2009