Com assessoria – Editado por Cristina Esteche
O município de Pitanga (região central), pertencente à regional do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Guarapuava, foi um dos destaques do Concurso Agrinho 2014, realizado pelo Sistema FAEP.
Da Escola Clodoaldo S. de França, a professora Marizeli Terinha Beló (APAE), obteve, com sua proposta de experiência pedagógica, o 1º lugar do concurso, recebendo como prêmio um dos cinco veículos destinados aos vencedores daquela categoria – professores das redes pública e privada de ensino. No total, a iniciativa premiou em nível estadual 307 dos seis mil trabalhos inscritos.
Mas também houve vencedores regionais, que ganharam prêmios como tablets, notebooks e kits multimídia. Pertencente às extensões de base do Sindicato Rural de Guarapuava, Cantagalo foi um município que também se destacou no Agrinho 2014, em nível regional. Da Escola Otávio Muzzolon, a professora Iolanda Aparecida Martins Dufech se destacou na categoria experiência pedagógica.
Na tarde desta terça (11), o coordenador regional do SENAR em Guarapuava, Aparecido Grosse, comentou a importância do Agrinho. “ A premiação é um reconhecimento do trabalho do professor”.
Detalhando que o Agrinho, além do concurso, abrange também a produção de material pedagógico que passa a ser incluído nas atividades de sala de aula, o coordenador recordou que a iniciativa já tem 19 anos e que vem sendo possível também graças a participação de parceiros. “A base é o Sistema FAEP, que idealizou, junto com seus parceiros, como sindicatos rurais e o produtor rural, arcando com parte deste custo”.