A professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Laranjeiras do Sul, Maude Regina de Borba, participou, no início de setembro, do Aqua 2012 – evento mundial da área da aquicultura. Organizado pela World Aquaculture Society, o Aqua aconteceu, este ano, em Praga, na República Tcheca, e reuniu cerca de 1.500 pessoas.
Maude apresentou dois trabalhos durante o evento: “Projetos integrados: uma experiência no ensino de Aquicultura”, produzido juntamente com os professores do Campus Laranjeiras do Sul, Betina Muelbert, Alexandre Monkolsky, Bruno de Oliveira, Cátia Passos, Nádia Franco e Adriana Pereira; e “Bioimpedância como ferramenta para avaliação da composição corporal do Suruvi Steindachneridion scriptum”, elaborado em conjunto com pesquisadores do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (Lapad) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo a professora, levar o nome da UFFS a um evento como o Aqua foi o ponto mais importante da participação. “Apesar de ser uma instituição nova, a UFFS já está presente em eventos de grande porte. Essa projeção e reconhecimento científico da Universidade é muito interessante”, afirma.
Maude destaca que a experiência no evento também agrega na atualização profissional. “Todas as tecnologias de ponta estão lá e por isso a gente fica por dentro de tudo que está sendo desenvolvido a nível mundial, tanto na parte científica quanto na parte de negócios”, completa.
Além da UFFS, apenas outras oito instituições brasileiras participaram desta edição do Aqua.