22/08/2023
Cotidiano

Professora transforma lacres de latinhas de alumínio em cadeiras de rodas

imagem-69266

Você sabia que os lacres das latinhas de alumínio podem se transformar em cadeiras de rodas e ajudar quem precisa desse veículo de locomoção?

Quem dá a dica e o exemplo é a professora Marcia Cziulik, do Colegiado de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá.

“Quando soube que os lacres das latinhas de alumínio poderiam ser trocados por cadeiras de roda, não parei mais de colecionar, e ainda, convenci a família a abraçar a causa”. O esse gesto se tornou um hábito em sua casa.

Essa campanha é desenvolvida desde 2010 no Pequeno Cotolengo, instituição sem fins lucrativos de Curitiba que atende portadores de deficiências físicas e mentais. Todo o material recolhido é encaminhado para uma empresa que fabrica cadeiras de rodas. Constituído de alumínio mais puro, o lacre é derretido e aproveitado para a fabricação de alguns componentes das cadeiras.

Para Marcia, a campanha mostrou que os lacres valem, e muito. “É um pequeno gesto para nós, mas que faz uma enorme diferença para quem precisa”.

A atitude da professora ganhou visibilidade em entrevista concedida a uma emissora de televisão provocando novas adesões. “A entrevista alcançou inúmeras pessoas que começaram a me trazer os lacres. A ideia saiu dos muros de casa, foi para as ruas, para as cidades vizinhas, contribuindo bastante para a campanha”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.