22/08/2023
Cotidiano Em Alta Saúde Variedades

Professora transforma luta contra o câncer de mama em livro de esperança

Ivonete Cezimbra lançou 'Conhecendo o inimigo' após escrever sobre a própria luta contra a doença durante o tratamento

Ivonete Ribas Batista Cezimbra, de 54 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

A escrita como terapia e, depois, como ferramenta de esperança. Foi assim que a professora guarapuavana Ivonete Cezimbra, de 54 anos, transformou a dolorosa experiência do diagnóstico e tratamento do câncer de mama no livro “Conhecendo o inimigo: a descoberta do câncer de mama”. Lançado com sucesso na última quarta (22), o livro já vendeu 100 cópias e busca levar uma mensagem de força e superação a outras mulheres.

Ivonete conta que, curiosamente, a descoberta da doença veio após anos dedicados à conscientização sobre o tema. “Sempre trabalhei, aqui na escola, com a campanha do Outubro Rosa. Desde 2014, todo ano eu fiz o autoexame.” A surpresa veio em 2023, quando descobriu quatro tumores no seio direito.

Capa do livro ‘Conhecendo o inimigo’ (Foto: Arquivo Pessoal)

ESCRITA COMO REFÚGIO

Após a cirurgia para retirada dos nódulos em novembro de 2024, Ivonete iniciou o tratamento, que segue até hoje no Câncer Center. Foi nesse período, durante as longas esperas no hospital e as noites de insônia, que a escrita surgiu como uma forma de lidar com a angústia. “Eu ficava escrevendo muito, foi a forma que eu encontrei de desabafar comigo mesma, de colocar as minhas angústias, as minhas dores, o meu sofrimento.”

O que começou como um diário pessoal, com 179 páginas escritas, foi sendo relido e editado, resultando nas 53 páginas do livro. “Esse livro foi a minha autoajuda. E por isso eu quero partilhar com as pessoas do quanto somos fortes e podemos obter a cura através da esperança”, afirma Ivonete. A obra aborda desde o choque do diagnóstico e como contar para a família, até o enfrentamento da doença no dia a dia.

ESPERANÇA

Embora não se considere uma escritora e não tenha planos imediatos para um novo livro, Ivonete espera que sua obra seja transformadora para quem a ler. “Desejo que seja uma leitura proveitosa e, acima de tudo, transformadora. Porque ele não é apenas um caminho informativo, é também uma oportunidade de olhar para dentro de si, refletir sobre a sua vida, sobre a sua saúde, as suas escolhas.”

Ela espera que o livro encoraje outras mulheres a enfrentar o tema, que considera delicado, e a se sentirem mais fortes. “A minha intenção é que as mulheres se sintam empoderadas para lidar com essa questão, que muitas vezes nos aflige silenciosamente”, diz.

O lançamento superou as expectativas da autora, que se diz grata pela repercussão. “Nossa, foi muita gratidão […]. Jamais imaginei, porque a proporção que esse livro tomou foi outra coisa”, comenta. “O que eu mais desejo assim é que ele realmente seja um ponto de apoio, um ponto de ajuda e de esperança para cada pessoa que venha a ler. Que ele venha a ser esse remédio, essa cura, essa bênção para todas as mulheres que dele necessitarem”, finaliza.

Ivonete durante o lançamento do livro (Foto: Arquivo Pessoal)

Ivonete ainda tem cópias do livro à venda. Os interessados em ler a história da professora podem comprar diretamente com ela, no telefone (42) 9928-7266.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.