Os profissionais da educação avaliaram de forma positiva o atendimento online durante a realização da semana pedagógica que se encerrou nesta sexta feira (07), em todas as escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa permitiu que a comunidade escolar pudesse tirar dúvidas sobre as atividades desenvolvidas nas escolas.
O principal objetivo foi ampliar a interação entre as escolas e a Secretaria da Educação com um atendimento de qualidade. “Acessei duas vezes e as nossas dúvidas foram rapidamente respondidas. Isso facilitou nosso trabalho”, contou Jaqueline Pavelegini de Medeiros, diretora auxiliar do Colégio Estadual Professora Hercília Franca do Nascimento, em Mangueirinha.
Ela também salientou que o tema discutido na semana pedagógica – “Repensar o Currículo na Perspectiva dos Sujeitos da Escola e da Prática Pedagógica” – foi pertinente e necessário para o trabalho nas escolas. “Além disso, a quantidade e a qualidade dos materiais que serviram de apoio para os estudos foram bem interessantes”, afirmou.
Neste ano, o atendimento online contou com representantes de cada um dos departamentos da Secretaria da Educação, que responderam as dúvidas enviadas pelas escolas. Até quinta-feira (6), haviam sido realizados cerca de 500 atendimentos. Em um primeiro momento, as principais dúvidas foram em relações a questões técnicas depois passando para as de caráter pedagógico.
Para a pedagoga Jaqueline Silva Assis, do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, em Foz do Iguaçu, o atendimento online é um importante canal de comunicação para dúvidas e sugestões. “É um contato com a comunidade escolar e podemos, com as sugestões, pautar temas que poderão ser discutidos”, comentou.
A pedagoga ainda elogiou o tema abordado na semana. “Foi excelente. O material de apoio foi dentro do tema. Foi uma oportunidade de se repensar o que estamos fazendo na escola e como estamos recebendo os vários sujeitos”, disse.
MURAL VIRTUAL
Os professores e pedagogos também puderam participar do Mural Virtual um espaço para comentar as discussões, apresentar sugestões e trocar experiências e produções desenvolvidas sobre o tema “Os sujeitos da escola”.
Foram mais de 10 mil acessos e 1,3 mil colaborações. Outra importante ferramenta foi a Escola Interativa que foi transmitida via web para todas as escolas estaduais ao final dos três primeiros dias da semana pedagógica. Foram cerca de 12,5 mil acessos registrados.
Mesmo após a semana pedagógica, a Secretaria da Educação continua a oferecer o atendimento online das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira, para esclarecer as dúvidas da comunidade escolar.
A edição da semana pedagógica ainda permitiu que os seus participantes pudessem analisar e debater sobre os indicadores de qualidade da Educação e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep).